Usar quadros na decoração pode ser uma forma econômica de complementar, embelezar e dar mais personalidade aos ambientes.
Porém é necessário tomar alguns cuidados para os quadros escolhidos não proporcionarem o efeito contrário e se tornarem verdadeiros erros de decoração.
Anote essas dicas para não errar:
1 .Proporção
Escolha o quadro do tamanho adequado para não ficar perdido na sua parede. Se a sua parede é grande, escolha quadros grandes ou opte por fazer uma composição de quadros. RSM Stone Floor Polishing escreve em seu site que a decoração adequada é muito importante. Um quadro pequeno em um parede grande não cumpre o propósito de embelezar e dá a sensação de decoração inacabada.
2. Altura
Ao instalar os quadros, muito cuidado com a altura. O ideal é que fiquem na altura dos olhos para que possam ser apreciados. Quadros muito altos ficam perdidos na parede e dando a mesma sensação de decoração inacabada de quadros pequenos em paredes grandes.
3. Composição
Se sua parede é muito grande e seu quadro pequeno, aposte em composições. Escolha quadros com cores ou molduras que se relacionem entre si. Os formatos podem ser diferentes, mas é importante ter alguma ligação entre os quadros, seja cor, moldura, temas. A relação não precisa ocorrer entre todos os quadros, mas pelo menos entre dois deles para criar uma ligação.
4. Significado
Escolha quadros que você goste e se identifique, vale escolher fotos de família, fotos de paisagens, gravuras, pôsteres, frases, etc. Objetos de decoração sem significado são só objetos, tenha na sua casa aquilo que goste e te faça sorrir.
Essa composição da foto é da minha casa. Escolhemos cada quadro e objeto, e cada um tem um significado especial, o quadro maior é o quadro de assinaturas do nosso casamento, olhar para ele nos traz muitas recordações e felicidade.
5. Onde colocar?
Quadros podem decorar todos os ambientes, de salas a lavabos. Procure paredes vazias e que precisam de algum destaque. Cuidado para não escolher paredes com muitas informações como móveis e equipamentos próximos pois podem tirar a atenção dos quadros.
6. Iluminação
Se possível ilumine seus quadros. A iluminação destaca a obra e realça ainda mais sua beleza. O ideal são spots direcionáveis ou arandelas sobre os quadros, ao escolher a lâmpada opte por tons quentes.
7. Ouse
Quadros podem ficar lindos em presos nas paredes, mas também ficam interessantes em prateleiras, sobre móveis ou mesmo no chão. Por isso ouse na hora de distribuir os quadros e se surpreenda.